domingo, 9 de outubro de 2016

Nossa missão atual


E os que de ti procederem edificarão os lugares antigamente assolados; e levantarás os fundamentos de geração em geração, e chamar-te-ão reparador das roturas e restaurador de veredas para morar (Isaías 58:12).
Ao povo remanescente de Deus, que se mantém diante do mundo como reformador, compete apresentar a Lei de Deus como fundamento de toda reforma duradoura. [...] Deve ser reparador das roturas1, restaurador de veredas2 para morar. — Profetas e reis, p. 678.
Estudo adicional:
Beneficência Social, pp. 29-41.

1 • SINAIS DE UMA RELIGIÃO ARTIFICIAL
A • Como podemos evitar a falsa humildade? Isaías 58:5; Filipenses 2:3, 14 e 15.
5 Seria este o jejum que eu escolheria: que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco grosseiro e cinza? Chamarias tu a isso jejum e dia aprazível ao SENHOR?
3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
14 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; 15 para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;
Que ninguém pense que o acto de curvar a cabeça como o junco substituirá a verdadeira humildade. Tal humildade é uma farsa; pois a mansidão que não existe no interior, não poderá se manifestar na vida. Aquele que apenas ensina a verdade, mas não cumpre a Palavra, quebrantará o altar da família, estimulando a contenda e o litígio no lar, onde certamente faltarão atitudes boas e santas, que fluem da fé em Cristo. A evidência mais convincente para o mundo do poder do evangelho, é seu efeito na vida daquele que crê. O verdadeiro cristão representará a Cristo e não mais ficará murmurando ou reclamando de Deus, ou de seus semelhantes. [...]
Os cristãos apenas superficiais não são bênção para si nem para outros, ainda que jejuem, vistam-se de saco e lancem cinzas sobre si. Voltam os velhos hábitos: o temperamento explosivo, a desconfiança, o ciúme, o julgar os outros tudo isso se manifestará nos que não são controlados pela graça de Cristo. [...] Quando essas pessoas não conseguem demonstrar atitudes semelhantes às de Cristo, jogam a culpa e a responsabilidade sobre as circunstâncias que as cercam ou sobre as pessoas com quem entram em contato. Em vez de examinarem-se para descobrir onde mora sua inconsistência, ficam lamentando o seu caso, achando que suas dificuldades são resultado dos erros de outros. The Review and Herald, 5 de junho de 1894.

2 • O JEJUM ESCOLHIDO POR DEUS
A • Que tipo de jejum revela o mais alto nível de piedade cristã? Isaías 58:6.
6 Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo, e que deixes livres os quebrantados, e que despedaces todo o jugo?
A obra de beneficência ordenada neste capítulo [Isaías 58] é a obra que Deus requer que Seu povo realize neste momento. — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 265.
Quando apresentamos a perfeição que no que Deus requer de nós, em Seus mandamentos, em Sua lei, apresentamos o que será capaz de romper as ligaduras da impiedade. E, em vez de os homens jejuarem, em vez de algemarem-se ao pecado, que quebrem as ligaduras da impiedade e libertem os oprimidos do inimigo. Manuscript Releases, vol. 5, p. 38. Procure saber quais são as necessidades dos pobres e sofredores, e então, com espírito de amor e ternura, ajude-os a ter coragem, esperança e confiança, compartilhando com eles as boas coisas que Deus lhe deu. Assim, você estará fazendo a própria obra que Deus indicou que fizesse. “Que deixes livres os quebrantados” (Isaías 58:6). Não descanse até romper todo jugo. Não é possível negligenciar isso e ainda obedecer a Deus. Pacific Union Recorder, 21 de julho de 1904.
B • O que mais o verdadeiro jejum escolhido por Deus envolve? Isaías 58:7
7 Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto e recolhas em casa os pobres desterrados? E, vendo o nu, o cubras e não te escondas daquele que é da tua carne?
[É citado Isaías 58:6 e 7] Eis a receita prescrita por Cristo para a alma desfalecida, duvidosa, tremente. Que os tristes, que andam lamentosamente na presença de Deus se levantem e ajudem alguém que está em necessidade. [...]
Para isso, o Senhor roga à igreja que tenha maior piedade, mais justo senso de dever, mais clara compreensão de suas obrigações para com seu Criador. Roga-lhes que sejam um povo puro, santificado, ativo. E a obra de auxílio cristão é um dos meios de operar isso, pois o Espírito Santo participa com todos os que estão fazendo o serviço de Deus. Testemunhos para a igreja, vol. 6, pp. 266, 267.
Lembrai-vos de que um mundo a ser salvo. Devemos desempenhar nossa parte, permanecendo ao lado de Cristo como Seus colaboradores. Ele é a cabeça; nós somos Sua mão ajudadora. É Seu intento que nós, pela prática de trabalho médico-missionário, assumamos os pesados fardos, deixando livres os opressos. Não fechemos os olhos à miséria ao nosso redor nem os ouvidos aos clamores de angústia que sobem continuamente. Cristo é o maior missionário que o mundo conheceu. Ele veio para erguer e dar alegria aos tristes e atribulados, e nesta obra devemos cooperar com Ele. — Beneficência social, p. 118.

3 • REVENDO NOSSOS HÁBITOS DE LINGUAGEM
A • Que preciosa promessa é feita a todos os que, pela fé, buscam alegria no serviço prático em favor dos necessitados? Isaías 58:8.
8 Então, romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante da tua face, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda.
Quando os membros de nossa igreja levarem a efeito individualmente o trabalho que lhes é indicado, serão envolvidos por uma atmosfera muito diferente. Suas atividades serão acompanhadas de bênção e poder. Experimentarão mais elevado cultivo de espírito e coração. O egoísmo que lhes prendia a alma será vencido. Sua fé será um princípio vivo. Testemunhos para a igreja, vol. 6, pp. 267, 268.
B • Por que temos de superar completamente o hábito não cristão de “apontar com o dedo”? Isaías 58:9 e 10; Mateus 7:1-5.
9 Então, clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui; acontecerá isso se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo e o falar vaidade; 10 e, se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
1 Não julgueis, para que não sejais julgados, 2 porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. 3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? 5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
As mesmas pessoas que são cegas às suas próprias faltas são rápidas em notar os defeitos dos outros, rápidas em criticar suas palavras, e condená-los por algo que teriam ou não feito. [...]
Toda a crítica cruel a outros, cada palavra de apreciação de si mesmo, é o “estender do dedo, e o falar vaidade” (Isaías 58:9). A exaltação orgulhosa do eu, como se você fosse impecável, e a ampliação dos defeitos dos outros, é uma ofensa a Deus. [...]
Não temos o direito de deixar de confiar em algum irmão por chegar aos nossos ouvidos algum relatório ruim a seu respeito, por causa de alguma acusação ou suposição de que ele tenha feito algo errado. Frequentemente, o relatório ruim que nos é trazido, é feito por pessoas que estão em inimizade com Deus, que estão se juntando ao inimigo em sua obra de acusar os irmãos. Os que se acham desatentos às palavras do Salvador “acautelai-vos, pois, como ouvis” (Lucas 8:18) —, permitem que seus ouvidos não santificados ouçam errado, seus sentidos pervertidos imaginem errado, e suas más línguas relatem errado.
Muitos que são acusadores dos irmãos, não sairão abertamente para conversar com aqueles que acham estar em erro, mas irão até outras pessoas, e, sob a máscara de amizade para com os errantes, farão reflexões sobre eles. Às vezes, esses acusadores concordarão abertamente com aqueles a quem tentam prejudicar. Declararão como factos, acusações que são apenas suposições, não conseguindo dar àqueles a quem acusam uma afirmação clara do que supõem ser seus erros, e assim não lhes dão qualquer oportunidade de responder às acusações. The Review and Herald, 7 de maio de 1895.

4 • CONSTRUIR EM VEZ DE DESTRUIR
A • Que mudança ocorrerá em nossa experiência quando ganhamos a vitória sobre “o jugo, o estender do dedo, e o falar vaidade”? Isaías 58:10 e 11.
10 e, se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. 11 E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos; e serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltam.
Os que podem fazer um bom serviço para o avanço da causa de Cristo, mas que usam seus talentos e influência para derrubar, em vez de construir, sentirão a ira de Deus. Experimentarão o que Cristo sofreu em salvar os homens da penalidade da Lei transgredida. O valor do homem e a medida de sua responsabilidade só podem ser avaliados pela cruz do Calvário. The Southern Watchman, 31 de março de 1908.
Fazer o bem é excelente remédio para a doença. Os que se empenham na obra são convidados a invocarem o Senhor, que prometeu responder-lhes. Sua alma será farta em lugares secos, e serão como um jardim regado, cujas águas nunca faltam.
Despertem, irmãos e irmãs. Não se esquivem a boas obras. “Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido” (Gálatas 6:9). Não esperem que se lhes diga qual o seu dever. Abram os olhos e vejam quem está ao seu redor; familiarizem-se com os desajudados, afligidos e necessitados. Não se escondam deles e não fechem a porta a suas necessidades. Quem dará as provas mencionadas em Tiago, de possuir religião pura e incontaminada de egoísmo e corrupção? Quem está ansioso de fazer tudo que estiver em seu poder para ajudar no grande plano da salvação? — Testemunhos para a igreja, vol. 2, p. 29.
B • Descreva a missão a nós designada e a promessa que a acompanha. Isaías 58:12 e 13 (primeira parte).
12 E os que de ti procederem edificarão os lugares antigamente assolados; e levantarás os fundamentos de geração em geração, e chamar-te-ão reparador das roturas e restaurador de veredas para morar. 13 Se desviares o teu pé do sábado, de fazer a tua vontade no meu santo dia…
O povo de Deus tem uma obra especial a fazer em reparar as brechas feitas em Sua Lei; e quanto mais nos aproximamos do fim, tanto mais urgente se torna essa obra. Todos quantos amam a Deus mostrarão que carregam Seu sinal através da obediência aos Seus mandamentos. Eles são os restauradores de veredas para a habitação [Cita-se Isaías 58:13 e 14]. [...] Assim, o genuíno trabalho médico-missionário se acha inseparavelmente ligado à observância dos mandamentos de Deus, dentre os quais o sábado é especialmente mencionado, uma vez que é o grande memorial da obra criadora de Deus. Sua observância está ligada com a obra de restaurar a imagem moral de Deus no homem. Esse é o ministério que o povo de Deus deve levar avante neste tempo. Ibidem, vol. 6, pp. 265, 266.

5 • PAZ ATRAVÉS DO PRÍNCIPE DA PAZ
A • O que devemos entender sobre genuína prestatividade cristã como parte da verdadeira guarda do sábado? Isaías 58:13 e 14.
13 Se desviares o teu pé do sábado, de fazer a tua vontade no meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR digno de honra, e se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras, 14 então, te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai; porque a boca do SENHOR o disse.
Foi-me apresentado todo o Céu como a contemplar e observar no decorrer do sábado aqueles que reconhecem as reivindicações do quarto mandamento, e estão observando o sábado. Os anjos estavam anotando o interesse deles e o elevado respeito que nutrem por essa divina instituição. Aqueles que santificavam o Senhor Deus no próprio coração mediante uma estrutura estritamente religiosa da mente, e que buscavam aproveitar as horas santas em observar o sábado da melhor maneira que lhes era possível, e honravam a Deus ao chamar o sábado deleitoso — a esses, beneficiavam especialmente os anjos com luz e saúde, e era-lhes comunicada força especial. Por outro lado, porém, os anjos se desviavam dos que deixavam de apreciar a santidade do dia santificado por Deus, e deles removiam sua luz e força. Vi-os obscurecidos por uma nuvem, abatidos, e frequentemente tristes. Sentiam a falta do Espírito de Deus. Testemunhos para a igreja, vol. 2, pp. 704, 705.
E os que viveram, não para agradar a si mesmos, mas para ser uma bênção para os desafortunados que tão poucas bênçãos desfrutam — como lhes há de palpitar satisfeito o coração! Eles compreenderão a promessa: “E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado serás na ressurreição dos justos” (Lucas 14:14). — Ibidem, vol. 6, p. 312.
A todos quantos recebem o sábado como sinal do poder criador e redentor de Cristo, ele será um deleite. Vendo nele Cristo, nEle se deleitam. O sábado lhes aponta as obras da criação, como testemunho de Seu grande poder em redimir. Ao passo que evoca3 a perdida paz edênica, fala da paz restaurada por meio do Salvador. — O Desejado de Todas as Nações, p. 289.

PARA VOCÊ REFLETIR
1. Dê alguns exemplos da falsa e da verdadeira humildade.
2. Que tipo de jejum hipócrita Deus condena?
3. Como posso participar do melhor jejum que Deus requer de mim?
4. Que destrutiva tendência humana pode ser transformada em construtiva?
5. Resuma o glorioso plano de Deus para os atuais observadores do sábado.

Sem comentários:

Enviar um comentário