terça-feira, 8 de novembro de 2016

As lutas do remanescente

Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, vós, povo em cujo coração está a Minha Lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis pelas suas injúrias” (Isaías 51:7).
A Lei de Deus ficará inteiramente reivindicada. Ver-se-á que todo o trato de Deus foi orientado com referência ao bem eterno de Seu povo, e ao bem de todos os mundos que Ele criara. — Patriarcas e profetas, pp. 338 e 339.
Leitura adicional:
O maior discurso de Cristo, pp. 117-119 (capítulo 5: “A oração do Senhor”);
Mensagens escolhidas, vol. 1, pp. 121-143 (capítulo 16: “Apelo a um reavivamento”).
1 • TEMPOS DE PROVA PARA O JUSTO
A • No tempo de Isaías, que eventos ocorreram em Judá durante o reinado de Manassés? 2 Reis 21:16; 2 Crónicas 33:9-11.
16 Além disso, Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, até que encheu Jerusalém de um a outro extremo, afora o seu pecado com que fez Judá pecar fazendo o que era mau aos olhos do Senhor.
9 Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que eles fizeram o mal ainda mais do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel. 10 Falou o Senhor a Manassés e ao seu povo, porém não deram ouvidos. 11 Pelo que o Senhor trouxe sobre eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias de bronze, o levaram para Babilónia.
O reino de Judá, [...] foi uma vez mais para o declínio durante os longos anos do ímpio reinado de Manassés, quando o paganismo foi reavivado, e muitos dentre o povo foram levados à idolatria. [...] A gloriosa luz de gerações anteriores fora seguida pelas trevas da superstição e do erro. Graves males brotaram e floresceram — a tirania, a opressão, o ódio a tudo que era bom. A justiça foi pervertida e prevaleceu a violência.
Apesar dos maus tempos, não ficaram sem testemunhas para Deus e pelo direito. As experiências difíceis pelas quais Judá havia passado em segurança durante o reinado de Ezequias tinham desenvolvido no coração de muitos uma inflexibilidade de caráter que agora servia como baluarte contra a iniquidade predominante. Seu testemunho em favor da verdade e da justiça despertou a ira de Manassés e seus associados em autoridade, os quais se esforçavam por se estabelecerem na prática do mal pelo silenciar toda voz de desaprovação [é citado o versículo de 2 Reis 21:16].
Um dos primeiros a cair foi Isaías, que durante mais de meio século estivera perante Judá como mensageiro apontado por Jeová. Profetas e reis, pp. 381 e 382.
2 • O SENHOR PODEROSO PARA SALVAR
A • O que deveríamos aprender com o arrependimento do rei Manassés? 2 Crónicas 33:12 e 13; 2 Pedro 3:9.
12 E estando ele angustiado, suplicou ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; 13 sim, orou a ele; e Deus se aplacou para com ele, e ouviu-lhe a súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus.
9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. 
No caso de Manassés, o Senhor nos dá um exemplo do Seu modo de atuação [são citados os versículos de 2 Crónicas 33:9-13].
O Senhor tem falado muitas vezes ao Seu povo em tom de advertência e reprovação. Ele tem Se revelado em misericórdia, amor e bondade. Ele não deixou Seu povo errante à vontade do inimigo, mas tem manifestado muita paciência para com eles, mesmo durante o tempo de obstinada apostasia. Mas após vários apelos inúteis, Ele prepara a vara de punição. Que compassivo amor tem sido exercido para com o povo de Deus! O Senhor poderia ter eliminado em seus pecados os que trabalhavam em oposição a Ele, mas não o fez. Sua mão ainda está estendida. Temos razões para agradecer a Deus por ainda não ter retirado o Seu Espírito daqueles que se recusam a andar em Seus caminhos. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 3, p. 1132.
B • Após Deus ter usado Babilónia para punir o apóstata Israel, e em seguida ter usado a Medo-Pérsia para destruir Babilónia, como Ele prometeu libertar Seu povo após o período de punição? Isaías 44:24 e 28; 45:1-6 e 13.
24 Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e espraiei a terra (quem estava comigo?); 25 que desfaço os sinais dos profetas falsos, e torno loucos os adivinhos, que faço voltar para trás os sábios, e converto em loucura a sua ciência; 26 sou eu que confirmo a palavra do meu servo, e cumpro o conselho dos meus mensageiros; que digo de Jerusalém: Ela será habitada; e das cidades de Judá: Elas serão edificadas, e eu levantarei as suas ruínas; 27 que digo ao abismo: Seca-te, eu secarei os teus rios; 28 que digo de Ciro: Ele é meu pastor, e cumprira tudo o que me apraz; de modo que ele também diga de Jerusalém: Ela será edificada, e o fundamento do templo será lançado.
1 Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis; para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão; 2 eu irei adiante de ti, e tornarei planos os lugares escabrosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. 3 Dar-te-ei os tesouros das trevas, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chamo pelo teu nome. 4 Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu escolhido, eu te chamo pelo teu nome; ponho-te o teu sobrenome, ainda que não me conheças. 5 Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cinjo, ainda que tu não me conheças. 6 Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.
13 Eu o despertei em justiça, e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade, e libertará os meus cativos, não por preço nem por presentes, diz o Senhor dos exércitos. 
Mais de um século antes do nascimento de Ciro, a Inspiração lhe fizera menção do nome, e providenciara um registro da precisa obra que ele faria tomando Babilónia, estando esta despercebida, e preparando o caminho para a libertação dos filhos do cativeiro. Por intermédio de Isaías havia sido dito: [são citados os versículos de Isaías 45:1-3]. — Profetas e reis, p. 551.
C • Como essa profecia foi cumprida? Esdras 1:1-4; 6:3-5. Que princípio este facto nos deve lembrar? Números 11:23.
1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, de modo que ele fez proclamar por todo o seu reino, de viva voz e também por escrito, este decreto: 2 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus do céu me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá. 3 Quem há entre vós de todo o seu povo (seja seu Deus com ele) suba para Jerusalém, que é em Judá, e edifique a casa do Senhor, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém. 4 E todo remanescente, seja qual for o lugar em que é peregrino, seja ajudado pelos homens desse lugar com prata, com ouro, com bens e com animais, afora a oferta voluntária para a casa de Deus, que está em Jerusalém.
3 No primeiro ano do rei Ciro, o rei Ciro baixou um decreto com respeito à casa de Deus em Jerusalém: Seja edificada a casa, o lugar em que se oferecem sacrifícios, e sejam os seus fundamentos bem firmes; a sua altura será de sessenta côvados, e a sua largura de sessenta côvados, 4 com três carreiras de grandes pedras, e uma carreira de madeira nova; e a despesa se fará do tesouro do rei. 5 Além disso sejam restituídos os utensílios de ouro e de prata da casa de Deus, que Nabucodonozor tirou do templo em Jerusalém e levou para Babilónia, e que se tornem a levar para o templo em Jerusalém, cada um para o seu lugar, e tu os porás na casa de Deus.
23 Pelo que replicou o Senhor a Moisés: Porventura tem-se encurtado a mão do Senhor? agora mesmo verás se a minha palavra se há de cumprir ou não.
O Senhor tem recursos. Sua mão está em atividade. Ao chegar a época para a reconstrução do Seu templo, o Senhor impressionou a Ciro como Seu instrumento, para discernir as profecias que se referiam a ele, e conceder ao povo judeu a liberdade. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, p. 1175.
3 • REFORMA VERDADEIRA E PERDURÁVEL
A • Que restauração espiritual profetizada para nossos dias foi simbolizada pela que ocorreu na época de Neemias? Isaías 61:4; 58:12 e 13.
4 E eles edificarão as antigas ruínas, levantarão as desolações de outrora, e restaurarão as cidades assoladas, as desolações de muitas gerações. 
12 E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar. 13 Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs; 
A restauração espiritual de que a obra levada a efeito nos dias de Neemias era um símbolo, é esboçada nas palavras de Isaías: [são citados os versículos de Isaías 61:4; 58:12].
O profeta descreve aqui um povo que, em tempo de geral abandono da verdade e da justiça, está procurando restaurar os princípios que são o fundamento do reino de Deus. São os reparadores das brechas que têm sido feitas na Lei de Deus — o muro posto em torno dos Seus escolhidos para a sua proteção; preceitos de justiça, verdade e pureza, cuja obediência é para sua perpétua salvaguarda.
Em palavras de importante significado, o profeta apresenta a obra específica desse remanescente que edifica o muro. “Se desviares o teu pé do sábado, e de fazer a tua vontade no Meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso, e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras, então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da Terra, e te sustentarei com a herança do teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse” (Isaías 58:13 e 14).
No tempo do fim, toda instituição divina deve ser restaurada. A brecha feita na Lei quando o sábado foi mudado pelo homem, deve ser reparada. — Profetas e reis, pp. 677 e 678.
B • Por que é tão importante ter uma boa base para a obra de reforma? Salmos 11:3. Como isso se aplica à nossa obra atual de preparo para o retorno do Senhor? Mateus 3:9 e 10; 17:11.
3 Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?
9 e não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. 10 E já está posto o machado á raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
11 Respondeu ele: Na verdade Elias havia de vir e restaurar todas as coisas;
O remanescente de Deus, em pé diante do mundo como reformadores, deve mostrar que a Lei de Deus é o fundamento de toda reforma perdurável, e que o sábado do quarto mandamento deve permanecer como memorial da criação, uma lembrança constante do poder de Deus. De maneira clara e distinta devem apresentar a necessidade de obediência a todos os preceitos do decálogo. Constrangidos pelo amor de Cristo, devem cooperar com Ele na reconstrução dos lugares assolados. Devem ser reparadores das roturas, e restauradores de veredas para morar (Isaías 58:12). — Ibidem, p. 678.
4 • SEGUINDO AVANTE!
A • Quão humildes devemos ser em nossos esforços em prol de outras pessoas? Lucas 17:10; Gálatas 6:1; Isaías 51:1.
10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer.
1 Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado. 
1 Ouvi-me vós, os que seguis a justiça, os que buscais ao Senhor; olhai para a rocha donde fostes cortados, e para a caverna do poço donde fostes cavados. 
Temos de guiar o povo ao longo do caminho de forma gradual e paciente, lembrando-nos da profundeza do abismo de onde fomos erguidos. — Testemunhos para a igreja, vol. 3, p. 21.
B • Que promessas dadas aos filhos espirituais de Abraão são também garantidas a nós hoje? Isaías 51:2 e 3; Gálatas 3:28 e 29.
2 Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque ainda quando ele era um só, eu o chamei, e o abençoei e o multipliquei. 3 Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Edem e a sua solidão como o jardim do Senhor; gozo e alegria se acharão nela, ação de graças, e voz de cântico.
28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. 
O povo de Deus tem diante de si uma poderosa obra, obra esta que deve continuar a elevar-se a maior preeminência1. Nossos esforços nos ramos missionários devem tornar-se muito mais extensos. [...]
A vinha abrange o mundo todo, e todas as suas partes devem ser atingidas. lugares que são agora um deserto moral; e estes deverão tornar-se como o jardim do Senhor. Os lugares incultos2 da Terra deverão ser cultivados, para que possam brotar e florescer como a rosa. Novos territórios deverão ser trabalhados por homens inspirados pelo Espírito Santo. Novas igrejas devem ser estabelecidas e novas congregações organizadas. Nesta época deve haver representantes da verdade presente em cada cidade e nas mais remotas partes da Terra. A Terra toda deve ser iluminada com a glória da verdade de Deus. A luz deve resplandecer em todas as terras e povos. E é daqueles que receberam a luz que ela deve resplandecer. A estrela d’Alva raiou sobre nós, e devemos projetar sua luz no caminho dos que andam em trevas.
Uma crise acha-se precisamente diante de nós. Devemos agora, pelo poder do Espírito Santo, proclamar as grandes verdades para estes últimos dias. Não levará muito tempo para que todos tenham ouvido a advertência e tomado sua decisão. Então virá o fim.
E a essência mesma de toda perfeita consiste em agir bem, no devido tempo. Deus é o grande Obreiro por excelência, e por Sua providência prepara o caminho para que Sua obra se cumpra. Ele provê oportunidades, estabelece esferas de influência e condutos para as atividades. Se Seu povo estiver atento às indicações de Sua providência, e se dispuser a cooperar com Ele, verá cumprido um grande trabalho. [...] Nossa obra é reformatória, e é o propósito de Deus que a excelência da obra em todos os ramos seja uma lição objetiva para o povo. Ibidem, vol. 6, pp. 23-25.
5 • NÃO NOS DEIXEMOS DESVIAR!
A • O que ocorre quando as pessoas rejeitam a Palavra de Deus com o objetivo de promover seus próprios interesses? Isaías 50:11; João 12:48; 2 Tessalonicenses 2:11.
11 Eia! todos vós, que acendeis fogo, e vos cingis com tições acesos; andai entre as labaredas do vosso fogo, e entre os tições que ateastes! Isto vos sobrevirá da minha mão, e em tormentos jazereis.
48 Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia.
11 E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira;
O Senhor me tem mostrado que aqueles que foram cegados em qualquer medida pelo inimigo, e que ainda não se recuperaram completamente da armadilha de Satanás, estarão por sua conta e risco porque não podem discernir a luz do Céu, e estarão inclinados a aceitar uma mentira. Isso afetará todo o teor de seus pensamentos, decisões, propósitos e conselhos. As evidências dadas por Deus não representam nada para eles, porque seus próprios olhos estão cegados pelo facto de terem escolhido as trevas em preferência à luz. Então eles produzirão algo que chamam “luz”, mas que o Senhor considera faíscas acesas por eles mesmos, pelas quais devem orientar seus passos. [...]
As palavras que o Senhor enviou serão rejeitadas por muitos, e as palavras proferidas pelo homem serão aceitas como luz e verdade. A sabedoria humana só irá afastar da consagração e da abnegação, e produzirá muitas coisas que tornarão sem efeito as mensagens de Deus. Não podemos, com qualquer segurança, depender de homens que não estão em íntima ligação com Deus. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, pp. 1146 e 1147.
B • Que aspecto essencial devemos ter em mente nesta obra? 1 Coríntios 14:8.
8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? 
Levante-se a igreja e arrependa-se de suas prevaricações3 diante de Deus. Levantem-se os vigias, e deem à trombeta um sonido certo. — Mensagens escolhidas, vol. 1, p. 126.
PARA VOCÊ REFLETIR
1. Quão profundamente o rei Manassés mergulhou no abismo da impiedade?
2. Cite exemplos que revelam a enorme longanimidade de nosso Redentor.
3. Muitos professam ser reformadores mas qual é o alicerce divino para a verdadeira reforma?
4. Qual é a mais importante tarefa que deve ser ativamente buscada hoje?
5. Especifique os tipos de problemas que levam as pessoas a se desviarem da verdade.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Compartilhando com nossos vizinhos

Compartilhando com nossos  vizinhos
Não vos assombreis, nem temais; porventura, desde então, não vo-lo fiz ouvir e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as Minhas testemunhas. Há outro Deus além de Mim? Não! Não há outra Rocha que Eu conheça” (Isaías 44:8).
Devemos saber individualmente e ter a capacidade de dizer aos outros que cada promessa de Deus é verdadeira. É por prestarmos um testemunho direto por palavras e obras que somos contados como verdadeiras e fiéis testemunhas de Cristo. The Review and Herald, 7 de julho de 1903.
Leitura adicional:
Profetas e reis, pp. 367-378 (capítulo 31: “Esperança para os gentios”).
1 • ALCANÇANDO OS NÃO ALCANÇADOS
A • Descreva o plano do Senhor em prol de Suas ovelhas que estão fora do redil. Ezequiel 34:12-14. O que foi ordenado aos atuais mensageiros de Deus dizer a respeito dessa necessidade?
12 Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas. Livrá-las-ei de todos os lugares por onde foram espalhadas, no dia de nuvens e de escuridão. 13 Sim, tirá-las-ei para fora dos povos, e as congregarei dos países, e as introduzirei na sua terra, e as apascentarei sobre os montes de Israel, junto às correntes d’água, e em todos os lugares habitados da terra. 14 Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu curral; deitar-se-ão ali num bom curral, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel.
Ao viajar pelo Sul rumo às reuniões, vi uma cidade após outra que ainda não havia sido trabalhada. Por quê? Os ministros estão rondando entre as igrejas que conhecem a verdade enquanto milhares morrem sem Cristo. Se fossem dadas as devidas instruções, caso fossem seguidos métodos apropriados, todo membro da igreja faria seu trabalho como membro do corpo. Faria trabalho missionário cristão. Mas as igrejas estão morrendo, e querem um ministro que lhes pregue. Devem ser ensinados a dar o dízimo fielmente a Deus, a fim de que os fortaleça e abençoe. Devem ser colocados em ordem de trabalho, para que possam receber o alento1 do Senhor. Devem ser ensinados que, a não ser que possam permanecer por si sós, sem um ministro, precisam se converter, sendo de novo batizados. Necessitam nascer de novo. The Ellen G. White 1888 Materials, p. 1750.
O mundo deve ser advertido. Obreiros devem trabalhar sincera e devotadamente abrindo novos campos e se empenhando pessoalmente pelos pecadores, em vez de ficar nas igrejas que já têm grande luz e muitas vantagens. — Testemunhos para a igreja, vol. 7, p. 255.
2 • FORTALECIDOS PELO SERVIÇO
A • Que luz salvadora deve ser dada a cada pessoa na Terra? Isaías 42:6; Marcos 16:15. Na qualidade de crentes, como temos negligenciado individualmente esse dever, sobretudo quando nos reunimos em igrejas maiores?
6 Eu o Senhor te chamei em justiça; tomei-te pela mão, e te guardei; e te dei por pacto ao povo, e para luz das nações; 
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.
A comissão de Cristo precisa ser cumprida ao pé da letra. O povo de Deus deve consagrar-Lhe suas faculdades e recursos. Os fiéis soldados da cruz de Cristo hão de sair fora a campo, levando o opróbrio2 do Redentor e seguindo o Seu caminho de abnegação.
Aos ministros que estão rondando as igrejas, pregando àqueles que conhecem a verdade, seria melhor que fossem a lugares ainda em trevas. A menos que façam isso, eles mesmos e suas congregações se tornarão anões. Nossa religião se tornou fraca e doente porque os membros da igreja têm deixado seu primeiro amor. Eles podem tornar-se homens e mulheres fortes em Cristo, caso obedeçam às instruções do Senhor. [...]
O mundo está perecendo em pecado. Quanto tempo mais você permitirá manter-se afastado da grande e necessitada vinha, quando a história deste mundo está tão perto de seu fim? — The Review and Herald, 9 de fevereiro de 1905.
muitos membros de nossas grandes igrejas que não fazem relativamente nada, e que poderiam realizar um bom trabalho se, em vez de permanecerem aglomerados, se espalhassem por lugares que ainda não foram penetrados pela verdade. — Ibidem, 26 de novembro de 1914.
B • O que cada ministro, bem como cada membro leigo deveria ter em mente? Isaías 43:11.
11 Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador. 
O povo de Deus, que possui luz e conhecimento, não tem levado avante os elevados e santos propósitos de Deus. Não tem avançado de vitória em vitória, acrescentando novos territórios, erguendo o estandarte nas cidades e seus subúrbios. Grande cegueira espiritual tem sido demonstrada por aqueles sobre os quais está incidindo enorme luz do Senhor, mas que não têm avançado para uma luz ainda maior e cada vez maior. Os nervos e músculos espirituais dos membros da igreja não têm sido estimulados para fazer avançar a obra. [...]
Em cada igreja, jovens de ambos os sexos deveriam ser selecionados para desempenhar responsabilidades. Que empreendam cada esforço a fim de se qualificarem para ajudar aqueles que não conhecem a verdade. Deus convoca obreiros sinceros, de coração decidido. O humilde e contrito aprenderá por experiência pessoal que, além dEle, não existe Salvador. — Testemunhos para a igreja, vol. 9, p. 139.
3 • REFRIGÉRIO PARA O SEDENTO
A • O que Deus promete fazer por aqueles que procuram realizar a Sua vontade de todo o coração? Isaías 44:3 e 4.
3 Porque derramarei água sobre o sedento, e correntes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre a tua descendência; 4 e brotarão como a erva, como salgueiros junto às correntes de águas. 
Na Palavra de Deus é-nos ensinado que este é o tempo, acima de todos os outros, em que podemos esperar luz do Céu. É agora que devemos aguardar um refrigério pela presença do Senhor. Devemos estar atentos às atuações da Providência Divina como o exército de Israel estava atento ao “ruído de andadura pelas copas das amoreiras” (1 Crônicas 14:15) o sinal de que o Céu agiria em seu favor.
Deus não pode glorificar o Seu nome por meio de Seu povo enquanto estiverem se apoiando no homem e fazendo da carne mortal o seu braço. Sua condição atual de debilidade continuará até que Cristo seja exaltado; até que, com João Batista, digam com coração humilde e reverente: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua.” João 3:30. Foram-me dadas palavras para ser ditas ao povo de Deus: “Exaltem o Homem do Calvário. Recue a humanidade para que todos contemplem Aquele em quem se centralizam as esperanças de vida eterna”. [...]
É à alma sedenta que se abre a fonte das águas vivas [é citado o versículo de Isaías 44:3]. Às pessoas que buscam diligentemente a luz e que aceitam de boa vontade todo raio de iluminação divina vindo de Sua Santa Palavra, unicamente a essas, será a luz comunicada. É por meio dessas pessoas que Deus revelará aquela luz e poder que iluminarão toda a Terra com Sua glória. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, pp. 728 e 729.
B • Descreva a loucura do mundo em confiar em seus ídolos. Isaías 44:9, 14-17; 46:5-8. Que revigorante notícia esses adoradores de ídolos precisam ouvir? Isaías 44:22; Salmos 103:11-13.
9 Todos os artífices de imagens esculpidas são nada; e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos.
14 Um homem corta para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta uma faia, e a chuva a faz crescer. 15 Então ela serve ao homem para queimar: da madeira toma uma parte e com isso se aquenta; acende um fogo e assa o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura, e se ajoelha diante dela. 16 Ele queima a metade no fogo, e com isso prepara a carne para comer; faz um assado, e dele se farta; também se aquenta, e diz: Ah! já me aquentei, já vi o fogo. 17 Então do resto faz para si um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se, e lhe dirige a sua súplica dizendo: Livra-me porquanto tu és o meu deus.
5 A quem me assemelhareis, e com quem me igualareis e me comparareis, para que sejamos semelhantes? 6 Os que prodigalizam o ouro da bolsa, e pesam a prata nas balanças, assalariam o ourives, e ele faz um deus; e diante dele se prostram e adora, 7 Eles o tomam sobre os ombros, o levam, e o colocam no seu lugar, e ali permanece; do seu lugar não se pode mover; e, se recorrem a ele, resposta nenhuma dá, nem livra alguém da sua tribulação. 8 Lembrai-vos, disto, e considerai; trazei-o à memória, ó transgressores. 
22 Apagai as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi. 
11 Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua benignidade para com os que o temem. 12 Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões. 13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem.
Deus anseia por insuflar na prostrada humanidade o fôlego da vida. E Ele não permitirá que o desapontamento chegue a qualquer alma que seja sincera em seu anelo de algo mais elevado e mais nobre que aquilo que o mundo possa oferecer. Constantemente está Ele enviando os Seus anjos aos que, conquanto rodeados por circunstâncias as mais desencorajadoras, oram com fé para que algum poder mais alto que eles mesmos tome posse deles, dando-lhes libertação e paz. Por várias maneiras Deus Se lhes revelará, e os colocará em contato com providências que estabelecerão sua confiança nAquele que Se deu a Si mesmo em resgate por todos, “para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os Seus mandamentos” (Salmos 78:7). — Profetas e reis, pp. 377 e 378.
4 • AUMENTANDO NOSSAS FRONTEIRAS
A • O que Deus almeja que Seu desprezado e desamparado remanescente faça? Salmos 5:11; Isaías 54:1.
11 Mas alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; sim, gloriem-se em ti os que amam o teu nome. 
1 Canta, alegremente, ó estéril, que não deste à luz; exulta de prazer com alegre canto, e exclama, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da desolada, do que os filhos da casada, diz o Senhor.
Todo o capítulo cinquenta e quatro de Isaías é aplicável ao povo de Deus, e cada especificação da profecia será cumprida. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, p. 1148.
B • Explique que garantia é dada a todos os que abrem seus corações e lares para outras pessoas. Isaías 54:2 e 3; Hebreus 13:1 e 2.
2 Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas. 3 Porque trasbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.
1 Permaneça o amor fraternal. 2 Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram anjos.
Deus me deu uma mensagem para o Seu povo. Ele tem de despertar, alargar as suas tendas, dilatar suas fronteiras. Meus irmãos, minhas irmãs, vocês foram comprados por preço, e tudo quanto possuem e são deve ser empregado para a glória de Deus, e para o bem dos semelhantes. Cristo morreu na cruz para salvar o mundo de perecer no pecado. Ele pede nossa cooperação nesta obra. Devemos servir-Lhe de mão ajudadora. Com um esforço sincero e infatigável, devemos buscar salvar os perdidos. Lembremo-nos de que foram nossos pecados que tornaram necessária a cruz. Quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador, empenhamo-nos com Ele em carregar a cruz. Como parte do grande plano da redenção, estamos ligados a Ele na vida e na morte. O poder transformador da graça de Cristo modela aquele que a si mesmo se dá para o serviço de Deus. Imbuído do Espírito do Redentor, ele está pronto a negar-se, pronto para assumir a cruz, pronto para fazer qualquer sacrifício pelo Mestre. Não pode mais ser indiferente em relação às pessoas que perecem em torno de si. Ergue-se acima dos seus próprios interesses. Foi feito nova criatura em Cristo, e o servir-se a si mesmo não tem lugar em sua vida. — Testemunhos para a igreja, vol. 7, pp. 9 e 10.
C • Que maravilhosas promessas estão associadas a esse tipo de obra missionária? Isaías 54:4, 5, 10 e 17.
4 Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não sofrerás afrontas; antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez. 5 Pois o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor, que é chamado o Deus de toda a terra.
10 Pois as montanhas se retirarão, e os outeiros serão removidos; porém a minha benignidade não se apartará de ti, nem será removido ao pacto da minha paz, diz o Senhor, que se compadece de ti. 11 e aflita arrojada com a tormenta e desconsolada eis que eu assentarei as tuas pedras com antimônio, e lançarei os teus alicerces com safiras. 12 Farei os teus baluartes de rubis, e as tuas portas de carbúnculos, e toda a tua muralha de pedras preciosas. 13 E todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante. 14 Com justiça serás estabelecida; estarás longe da opressão, porque já não temerás; e também do terror, porque a ti não chegará. 15 Eis que embora se levantem contendas, isso não será por mim; todos os que contenderem contigo, por causa de ti cairão. 16 Eis que eu criei o ferreiro, que assopra o fogo de brasas, e que produz a ferramenta para a sua obra; também criei o assolador, para destruir. 17 Não prosperará nenhuma arma forjada contra ti; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justificação que de mim procede, diz o Senhor. 
O eterno braço de Deus envolve a alma que se volta para Ele em busca de ajuda, por mais fraca que seja essa alma. As coisas preciosas dos montes perecerão; mas a alma que vive para Deus, insensível à censura, não pervertida pelo aplauso, habitará para sempre com Ele. — Ibidem, vol. 4, p. 328.
5 • PERSPECTIVAS PROMISSORAS
A • O que Deus quer que sejamos para aqueles que nos rodeiam, e que garantia está disponível àqueles que fazem essa obra? 2 Crônicas 16:9; Isaías 11:10-13; 57:13 e 14.
9 Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto procedeste loucamente, pois desde agora haverá guerras contra ti. 
10 Naquele dia a raiz de Jessé será posta por estandarte dos povos, à qual recorrerão as nações; gloriosas lhe serão as suas moradas. 11 Naquele dia o Senhor tornará a estender a sua mão para adquirir outra vez e resto do seu povo, que for deixado, da Assíria, do Egito, de Patros, da Etiópia, de Elão, de Sinar, de Hamate, e das ilhas de mar. 12 Levantará um pendão entre as nações e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra. 13 Também se esvaecerá a inveja de Efraim, e os vexadores de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá e Judá não vexará a Efraim.
13 Quando clamares, livrem-te os ídolos que ajuntaste; mas o vento a todos levará, e um assopro os arrebatará; mas o que confia em mim possuirá a terra, e herdarão o meu santo monte. 14 E dir-se-á: Aplanai, aplanai, preparai e caminho, tirai os tropeços do caminho do meu povo.
Os grupos de missionários em terras pagãs foram comparados pelo profeta a bandeiras erguidas para guia dos que estão em busca da luz da verdade. [...]
O dia do livramento está às portas. [...] Dentre todas as nações, tribos e línguas, Ele vê homens e mulheres que estão orando por luz e conhecimento. Suas almas estão insatisfeitas; muito eles se têm apascentado de cinzas (Isaías 44:20). O inimigo de toda a justiça tem-nos posto de lado, e eles tateiam como cegos. Mas são sinceros de coração, e desejam conhecer um caminho melhor. Embora nas profundezas do paganismo, sem qualquer conhecimento da Lei escrita por Deus, nem de Seu Filho Jesus, têm eles revelado de muitas maneiras a operação de um poder divino na mente e no caráter.
Às vezes os que não têm conhecimento de Deus além daquele que receberam sob a operação da graça divina, têm sido bons para com os servos do Senhor, protegendo-os com o risco da própria vida. O Espírito Santo está implantando a graça de Cristo no coração de muito nobre pesquisador da verdade, ativando suas simpatias contrariamente a sua natureza e à sua anterior educação. — Profetas e reis, pp. 375-377.
O Senhor envia a mensagem: “Tirai a pedra de tropeço do caminho do Meu povo”. Concentrem-se esforços no sentido de anular as influências que têm sufocado a mensagem para este tempo. Uma solene obra deve ser realizada em curto espaço de tempo. The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, p. 1148.
PARA REFLETIR
1. Se somos pessoas verdadeiramente convertidas, devemos estar dispostos a fazer o que em nossas igrejas?
2. Explique a desvantagem de grandes congregações.
3. Somente a quem será dada a luz, e o que essas pessoas farão com ela?
4. Que meios eu posso usar para “ampliar” minha “tenda” para o Senhor?
5. Que medidas podemos tomar para socorrer aqueles que estão tateando às cegas em busca de luz?